Naquele momento, consigo entender a importância do meu trabalho! Não é novidade para ninguém que as mulheres quando grávidas ficam emocionalmente instáveis!
Nesse momento tenho que doar meu empenho em fortalecer essa mulher, física e emocionalmente! E conseguimos, JUNTAS conseguimos!
Mas nesse momento o que quero relatar pra vocês, não é todo meu acolhimento, empenho e técnicas usadas pra ajudar essa "menina", mas sim expor as condições (quadro clínico) as quais ela se encontrava!Ao 22 anos, na segunda gestação, (1 cesárea), DHEG ("hipertensão gestacional") e bolsa rota há 8 dias (bolsa rota é o que conhecemos popularmente como: "a placenta estourou") e 33 semanas de gestação (bebê prematuro).
Agora imagine-se você, com aquele desejo de ter um parto normal e numa situação dessas? Várias dúvidas, várias inseguranças, incertezas... e aquele seu Obstetra que te disse: "Siiiim, seu parto sera normal...se tudo der certo!"
Tudo o que? Você não sabe!
Mas Luciana, uma hipertensão não é problema? Bolsa rompida há OIIIITOO dias não é problema?
Sim, sim...são problemas, mas problemas controláveis, problemas que demandam uma maior atenção, observação, intervenção e acima de tudo demanda um maior TEMPO de DEDICAÇÃO do seu obstetra. Será que seu obstetra tem esse tempo, ou essa dedicação?? Talvez não, ai vai você para em uma cesárea, uma cirurgia (e seus riscos), uma intervenção desnecessária!Sabe como acabou essa história?
Essa "menina" nova, fragilizada e desacreditada do seu parto normal (poque na primeira gestação seu médico optou por uma cesariana, com argumentos de que ela não tinha passagem suficiente para o bebê), buscou a sua mais profunda força, colaborou com os exercícios de dilatação da sua pelve, e em menos de 5 horas evoluiu pra dilatação total!!! Seu filhinho quase não espera a médica chegar para ampara-lo! E olha só, prematuro, cheio de vitalidade e pesando 3kg150g.E mais uma vez, eu, bestificada, cheia de orgulho e derrubando por terra mais tantos mitos e desculpinhas dos nossos queridos obstetras açougueiros!!

